BEACH TENNIS

Beach Tennis

A ProTenista se orgulha em afirmar que o Beach tennis é o esporte que mais cresce nos últimos anos e o Brasil é um dos principais protagonistas deste crescimento. O Surgimento do Beach Tennis aconteceu na Itália, na região litorânea de Ravenna, na década de 90, e o italiano Giandomenico Bellettini é considerado um dos patronos do esporte. De férias em Punta Marina, sua leitura foi atrapalhada por um barulho de fundo rítmico: pong.... pong... pong..., um som marcado pelo barulho do impacto da bola de tênis com uma raquete de madeira, o famoso FRESCOBOL. Eram duas mulheres passando a bola, sem uma rede, como era usado antes da grande difusão. Outro italiano importante no desenvolvimento do Beach Tennis foi Antonio Primante, é ele quem teve o brilhante insight de um jogo semelhante ao tênis que era jogado com duas raquetes. A disciplina foi chamada de King Pong e foi o precursor do Beach Tennis.

King Pong foi jogado com duas raquetes pequenas - uma para cada mão - e se atirou a bola por cima da rede. Idéia brilhante mas de difícil aplicação comercial, pois a produção e venda das duas mini-raquetes provou ser mais difícil do que o esperado. O desporto não teve assim a difusão merecida. As Raquetes (RACCHETTONE, como chamadas na Itália) em vez disso, tiveram. Elas abririam o caminho para a BEACH TENNIS - um canal comercial que os tornou mais acessíveis e utilizáveis: em todas as lojas que vendem itens de praia, eles poderiam de fato ser encontrados, mesmo a preços muito baixos, raquetes para jogar no mar. Os materiais eram de má qualidade e no o melhor cenário eram de compensado naval, pesado ou muito leve, mas o fato de o produto estar em todos os lugares ajudou para popularizar o jogo de raquetes. Para jogar King Pong eram necessários dois atacantes, o que não é fácil de encontrar. Disciplina durou alguns anos e neste periodo fundado a FEDERAÇÃO ITALIANA DE KING PONG E RACCHETTONE nos quais competições foram organizadas. Em seguida, o setor teve que fechar e Antonio Primante anular aquele belo insight. Uma verdadeira vergonha ... mas para história, King Pong permaneceu uma excelente memória dessa experiência.

A chave para o sucesso do Beach Tennis eram as RAQUETES e a modalidade passou a ser chamada de RACCHETTONE. Não faltavam raquetes para que o desporto crescesse em número de praticantes e com um clima contagiante com Verão, Praias e uma boa Disputa. Obviamente, os materiais não tinham padrões de medidas, pesos e materiais, mas passou ser muito popular no Litoral Italiano jogar RACCHETTONE. Porém, assim como as raquetes não tinham padrões, as quadras também não, mas isso não impedia de diversos eventos e campeonatos pelo Litoral Italiano. Em cada lugar disputado haviam quadras de dimensões diferentes com redes de alturas distintas, mas a base eram as medidas da quadra de vôlei de praia, 9mts x 18mts.

Após a Fundação da Federeção Italiana de Beach Tennis em 1997, por Giandomenico Bellettini, é que se regulamenta a condução das competições, criando posteriormente, as primícias do esporte atual como as dimensões da quadra de 8 metros x 16 metros e altura da rede a 1,70m. Com o mesmo conceito das raquetes, foram criados setores pertinentes, como: Beach Tennis(Praticado na Praia, na areia), Gym Tennis(Praticado em Ginásios e Quadras Polisportivas), Green Tennis (Praticado na Grama) e o King Pong, comentado acima.

Em 1998, houve uma grande passo para a evolução na melhoria dos materiais de Beach Tennis. A “Scaglia Sport” famosa marca na Itália de maquinas de encordoar raquetes lançou no mercado a linha W-AGE, linha esta de equipamentos destinados a pratica de Beach Tennis, com seis tipos de raquetes diferentes em grafite, em fibras de vidro e madeira (dois tipos para cada material, em dois tamanhos de 44 cm comprimento até 50 centímetros) cada raquete tinha um estojo, com uma alça de ombro tipo raquete de tênis. A apresentação oficial foi feita em MIAS, a feira de inverno de MILÃO, 24-25 de janeiro de 1998 e, em seguida, passar para as feiras de Munique (Alemanha) na feira de Barcelona (Espanha) e em todas as feiras de esportes que você jogar em todo o mundo.

Frase de Mario Colombo (Diretor Comercial da W-AGE): “Você verá que outras empresas se lançarão neste novo negócio; nós sabemos com certeza que aonde esses materiais são produzidos, há muito entusiasmo neste novo setor. Pelas projeções, mercado americano vai explodir em 1998 e nas praias o tênis de praia será o esporte do ano na Califórnia. O sucesso deste esporte é que para usar o mesmo campo do Vôlei de Praia. O custo, em comparação com outros esportes, é ridículo. E é mais divertido! Por isso, agradecemos à "Scaglia SPORT" pela sua visão e verão que em pouco tempo a marca "W-AGE" será bem conhecida nosso esporte muito popular!”

 

O esporte é muito interativo e acolhedor e já nas primeiras batidas é possível aprender o jogo e disputar uma partida. O jogo é praticado em quadras de areia, exigindo certo esforço para se locomover em quadra e na ProTenista você encontra os melhores materiais para toda a sua família praticar esse esporte incrivel.

Av. Conselheiro Carrão, 1077 - Sala 313 - Tatuapé, São Paulo/SP, 03403-000 - Copyright © ProTenista 2021. Todos os direitos reservados.
Empresa de Marketing